Com a Palavra...
"O que é bonito numa comunidade não é apenas o fato de estarmos juntos, unidos no mesmo espírito de serviço e de solidariedade.
Na vida fraterna, festejamos a alegria de ser de Deus na experiência do abraço e do sorriso de cada irmão e na partilha de cada palavra de ânimo e de esperança.
Mas tudo isso só é importante e só tem sentido porque, como irmãos em Cristo, nós também conseguimos caminhar juntos, porque, juntos, também passamos por dificuldades: são tropeços e quedas em que, muitas vezes, nos machucamos ou acabamos machucando aquele que está ao nosso lado. São experiências de dor, de decepção, mas também de superação e de perdão.
Experiências sofridas, mas que sempre nos tiram do lugar em que estamos, porque sempre saímos transformados.
E nesse caminho de superação aprendemos que não existe nenhum mérito em alcançarmos sozinhos. Aprendemos que em Cristo somos todos vencedores porque Ele veio igualmente para todos e a todos oferece as mesmas oportunidades de mudança.
Por isso, nunca devemos fixar o nosso olhar no defeito ou no erro do irmão, e fazer disso uma imagem ou um pensamento pré-estabelecido (preconceito).
Com isso estamos negando, não só ao irmão, mas também a nós mesmos, o direito de ser uma pessoa melhor, o direito de caminhar e crescer. Ou melhor, estamos negando a ação da graça de Deus na vida do irmão e impedindo-a em nossa própria vida.
Caminhar juntos é encontrar Deus em cada passo novo de superação e realização dentro de cada um de nós. É reconhecer Deus em si e no irmão.
Isto nos faz ser comunidade, ser Família de Deus. Isto nos faz alegrar em Deus!"
Fátima Martins
